Neurociência Aplicada à Educação

1. Sobre o curso
  2. Programa
  3. Processo Seletivo 2018

O curso de Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre os mecanismos neurais relacionados ao aprendizado, memória, atenção, autorregulação (comportamentos de risco) e funções executivas (tomada de decisão, planejamento, raciocínio lógico, entre outros), a fim de melhorar e instrumentalizar a prática dos profissionais que atuam no contexto educacional.

ESTE PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU ATENDE TAMBÉM A OUTROS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COMO POR EXEMPLO

• Compreender a importância da neurociência na educação contemporânea;
  • Fornecer bases teóricas e práticas sobre o conhecimento da anatomia e funcionamento do sistema nervoso;
  • Compreender as funções cognitivas no processo de aprendizagem;
  • Fornecer subsídios teóricos e práticos para lidar com dificuldades de aprendizagem;
  • Discutir a relação entre tratamentos farmacológicos e distúrbios de aprendizagem;
  • Instrumentalizar a prática pedagógica com subsídios neurocientíficos.

PÚBLICO-ALVO

Pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, filósofos, professores de diferentes campos do conhecimento e outros profissionais da educação (diretores, coordenadores, orientadores educacionais).

VAGAS

PROCESSO SELETIVO

• Entrevista e análise curricular

CARGA HORÁRIA TOTAL

• Total: 440 horas

DURAÇÃO DO CURSO

• O curso tem duração de 21 meses, sendo que os últimos três meses estão destinados para confecção e entrega da monografia cujo prazo se encerra ao final deste período.

• Três sábados por mês, das 9h às 18h00.

INVESTIMENTO MENSAL - 2018

• 21 parcelas mensais de R$ 647,00
  • 15% de desconto para instituições parceiras: 21 parcelas mensais de R$ 550,00
  • Para confirmar a sua participação no Processo Seletivo, o candidato deverá realizar a inscrição e efetuar o pagamento do boleto no valor de 90 reais, gerado ao término de sua inscrição.
  • Ao ser aprovado na seleção, o aluno será convocado e deverá realizar sua matrícula nos dias 5 ou 6 de março de 2018, mediante o pagamento de uma mensalidade a título de matrícula. As demais mensalidades terão vencimento no dia 25 dos meses subsequentes.

Disciplina Horas
Princípios básicos da Neurociência 20
Neuroanatomia 28
Sensibilidade e Percepção 26
Motricidade 24
Aprendizagem, Memória e Atenção 36
Funções Executivas 1  28
Funções Executivas 2 28
Processos cognitivos em Linguagem 24
Transtornos Específicos da Aprendizagem 28
Distúrbios Neurológicos e Psiquiátricos 24
Princípios de Neuropsicofarmacologia 24
Seminários Gerais 40
Metodologia Científica 30
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 80
Carga Horária Total 440

PROCESSO SELETIVO - 2018

• Inscrições no site: até 14 de fevereiro de 2018
  • Taxa de Inscrição: 90 reais
  • Entrevista (aguardar contato para agendamento de horário): 19, 20, 21, 22, 23 e 24 de fevereiro de 2018, das 9h às 12h ou das 13h às 17h
    Trazer no o Curriculum Vitae resumido ou na Plataforma Lattes/CNPq: www.cnpq.br no dia da entrevista
  • Resultado do Processo Seletivo no site: 27 de fevereiro de 2018
  • Matrícula: 5 ou 6 de março de 2018
  • Início das aulas: 10 de março de 2018

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A MATRÍCULA

• Cópia do RG e CPF;
  • Cópia do Diploma de Graduação ou Certificado de conclusão de curso superior (não será aceito documento com pendência de colação de grau);
  • Declaração de vínculo empregatício (apenas para funcionários da ISCMSP);
  • Uma foto 3x4;
  • Pagamento da 1ª mensalidade a título de matrícula, com vencimento à vista.

A FCMSCSP reserva-se o direito de não formar turmas, caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados por curso.

COORDENAÇÃO

• Prof.ª Dra. Carla Andrea Tieppo